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domingo, 1 de março de 2015

Como é feita a cobrança

Contrariamente às portagens tradicionais com portageiro, nas ex-scuts a cobrança é feita com recurso ao sistema MLFF (multi lane free flow ), fotografando a matrícula e processando de forma automática o proprietário da matrícula da viatura, utilizando os dados fornecidos pela Conservatória do Registo Automóvel.

mlff

Contrariamente ao que se pensa, não  é possível evitar a detecção de matrículas por este sistema (seja por passar no meio das faixas, seja por passar nas bermas).

No entanto, podem ocorrer situações de erros de leitura de matrícula, normalmente por estas se encontrarem  sujas ou danificadas. Por essas razão, uma matrícula que, por exemplo, seja 11-11-OO, pode ser confundida com 11-11-OQ, originando uma contra-ordenação ao titular incorrecto, o que leva a casos de utentes que alegam nunca ter passado em determinada autoestrada, ou situações em o Utente X, proprietário de um tractor, foi notificado por passar em determinado pórtico de uma qualquer autoestrada.
1 - MLFF

2 - Funcionamento dos Sensores

No caso de viaturas com DEM, pode ocorrer situações em que o dispositivo não é lido. Nesses casos, inicialmente a viagem ficará a pagamento nos CTT durante 5 uteis, ao fim dos quais, será reenviado para entidade com a qual tem contrato (por exemplo, a Via Verde), para ser reinjetada no disposito, sendo a mesma cobrada por essa Entidade de Cobrança.

No caso de isto acontecer, não efetue o pagamento nos CTT, pois se o fizer, a devolução dos 32 cêntimos por viagem, de custos administrativos, demorarão bastante tempo, e terão que ser sempre solicitados aos CTT.

Muito embora o sistema usado em Portugal não pertença ao da empresa do vídeo 2, o princípio de funcionamente é igual.

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